Apesar de ainda ser o mês das férias, janeiro é também o mês de iniciar os preparativos para voltar às aulas e à rotina. Esse processo de preparação e readaptação, no entanto, pode não ser tão tranquilo como o esperado.
Para te ajudar nessa missão e diminuir o estresse do dia a dia quando as férias terminarem, preparamos algumas dicas de como você e seus filhos – sejam eles crianças ou adolescentes – podem começar a se preparar para o ritmo normal. Confira todas elas!
1 – Faça uma lista do que você precisa comprar
O início de um ano letivo sempre envolve a compra de novos materiais escolares e de uniformes. Aproveite para conferir o que os seus filhos vão conseguir reaproveitar do ano passado e o que, de fato, você precisa comprar.
Lembre-se que alguns livros e peças de uniforme não se encontram à pronta-entrega, por isso é importante dar prioridade para esses itens e providenciá-los o quanto antes.
2 – Envolva seus filhos na organização dos materiais e uniforme
Comprou todos os materiais e uniformes necessários para o ano letivo de 2023? Agora, envolva os seus filhos na fase de organização, isso é, no momento de encapar os livros e cadernos, colocar nome nos itens e guardá-los em seus respectivos lugares.
Essa etapa de organização ajuda as crianças e adolescentes a ficarem mais motivados para o retorno às aulas e até a entrarem no clima com mais facilidade. Além disso, eles saberão exatamente quais itens têm e onde encontrá-los na hora de colocá-los na mochila e levá-los à escola.
3 – Organize o espaço de estudos
Ter um espaço de estudo dentro de casa é muito importante para a concentração e rendimento de qualquer estudante. Para os jovens que estão no ensino médio, na preparação para o vestibular, esse cantinho se torna indispensável.
O ideal é aproveitar esse período de retorno às aulas para organizar esse espaço. Com a ajuda do seu filho, separe os materiais que não têm mais serventia e aqueles que podem ser doados.
4 – Estipule antecipadamente os horários
Durante as férias, é comum que as crianças e adolescentes tenham horários mais flexíveis para dormir e acordar. Essa flexibilidade, no entanto, pode dificultar bastante na hora em que eles precisarem voltar à escola, principalmente se estudarem no período da manhã.
Para facilitar a readaptação, incentive os seus filhos, alguns dias antes do retorno às aulas, a dormir e acordar mais cedo. Assim, os horários não estarão tão bagunçados quando voltarem a estudar e eles conseguirão retomar o ritmo normal com mais tranquilidade.
O período da volta às aulas exige planejamento e organização, e o MiniPreço já está abastecido com uma grande variedade de materiais escolares e outros artigos que facilitam e contribuem com o ano letivo dos seus filhos. Venha nos visitar e economizar!