Dicas de como montar a lancheira escolar.

Publicado por: Nathalia Costa | 08 de fevereiro de 2022

Preparar um lanche nutritivo para a criançada não é tarefa fácil. É preciso muita criatividade e planejamento tanto para comprar todos os ingredientes e alimentos necessários quanto para organizar tudo certinho na lancheira de segunda a sexta-feira.

E é normal que às vezes falte tempo ou inspiração para pensar em todos os detalhes, por isso o MiniPreço está aqui para te ajudar.

A seguir, indicamos três receitas que você pode incluir no lanchinho das crianças, além disso, preparamos dicas e um cronograma completo do que você pode mandar na lancheira em cada dia da semana.

Veja só as nossas dicas!

Modelos de lancheira: qual a melhor opção?

Existem diversos tipos de lancheiras para você acondicionar da melhor forma o alimento – e esse é um fator importante, que você deve levar em consideração na hora de escolher a opção ideal para o seu filho.

Lancheira de plástico

A lancheira de plástico é recomendada para carregar lanches não perecíveis, ou seja, que não correm o risco de estragar caso sofram alguma variação de temperatura.

Bolos sem cobertura e recheio, biscoitos e bolachas, frutas com casca, sucos e achocolatados de caixinha são ótimos exemplos de alimentos que podem ser transportados na lancheira de plástico, que é mais indicada para as crianças que só ficam na escola durante um turno e consomem o lanche entre o horário das aulas.

Lancheira térmica

A lancheira térmica é um investimento que vale a pena, já que mantém a temperatura dos alimentos por mais tempo, garantindo que eles fiquem fresquinhos e não estraguem com tanta facilidade.

Para crianças que estudam em período integral, esse modelo costuma ser ainda mais recomendado, pois permite que elas levem para a escola frutas cortadas, sanduíches recheados com frios, iogurtes, sucos naturais e outros alimentos que precisam ser mantidos na geladeira.

Dica extra:

Se o seu filho utiliza uma mochila de rodinhas, a lancheira para colocar nas costas é a melhor opção. Já se a mochila for de colocar nas costas, o ideal é que a lancheira possa ser transportada na mão sem grandes dificuldades.

Outra dica importante é optar por modelos que já venham com potinhos e squeezes, que vão se encaixar perfeitamente dentro da lancheira e facilitar na hora da organização.

Qual a melhor forma de armazenar os lanches na lancheira?

Mesmo dedicando uma atenção extra ao modelo da lancheira, é bom cuidar também da forma com que os alimentos serão armazenados, para que não estraguem até a hora do lanche.

A seguir listamos algumas das recomendações mais importantes:

  1. Para crianças pequenas, as frutas já cortadas em um potinho é o ideal. O truque é adicionar caldo de laranja naquelas que escurem – como a maçã, a pera e a banana –, a fim de atrasar a oxidação. Já se for enviar frutas inteiras, não se esqueça de embalar em um papel filme (e nunca em papel alumínio).
  2. Prepare os sanduíches no dia do consumo e evite recheios que estragam com facilidade, como atum, ovo e presunto. A embalagem mais indicada é o papel alumínio, que conserva melhor o alimento.
  3. O ideal é mandar sucos e bebidas em geral em uma garrafinha térmica, que manterá a temperatura (quente ou fria) por mais tempo. Certifique-se de escolher um modelo que feche bem para evitar vazamentos.

Quais as melhores frutas para mandar para a criançada?

Fruta é sempre uma ótima pedida para o lanche das crianças, pois não exigem nenhum tipo de preparo, podem ser consumidas com facilidade e, claro, o que é mais importante: fazem muito bem à saúde.

Justamente por isso qualquer tipo de fruta é recomendado para a alimentação dos pequenos, no entanto, para transportar na lancheira, algumas exigem um cuidado especial.

A maçã, por exemplo, é uma fruta prática, pois pode ser consumida com casca e, no transporte, não corre o risco de amassar, por isso é sempre uma ótima opção de lanche. Já a pera, a banana, o pêssego e a nectarina precisam ser acondicionadas em potinhos para chegarem intactos na hora do recreio.

A mexerica e a laranja podem ser enviadas sem a casca, somente os gomos dentro de um potinho, mas é importante saber que essas frutas perdem um pouco de seus nutrientes quando são descascadas.

Você pode enviar também mamão, melão, morangos, uva, manga e abacaxi já picados em um pote. Outra ótima opção é o kiwi, que pode ser cortado ao meio, para a criança comer a sua polpa com o auxílio de uma colherzinha.

Para reforçar o lanche dos pequenos, você também pode preparar algumas receitas práticas e deliciosas, como essas que selecionamos para você:

Pão de queijo de frigideira

Reprodução/Google

Ingredientes:

  • 1 ovo
  • 4 colheres (sopa) de goma de tapioca ou polvilho
  • 2 colheres (sopa) de requeijão
  • Queijo parmesão a gosto
  • Sal a gosto

Modo de preparo:

Misture tudo e coloque em uma frigideira pequena. Quando dourar de um lado, vire para dourar do outro e está pronto. Você pode fazer também em uma máquina de waffle.

Suco de laranja com manga

Ingredientes:

  • 200 ml de suco de laranja
  • 1 xícara de manga picada
  • Gelo

Modo de preparo:

 Coloque o suco de laranja e a manga no liquidificador e bata. Peneire e acrescente umas pedras de gelo para manter geladinho por mais tempo. A laranja e a manga deixarão o suco naturalmente docinho e gostoso.

Muffin de chocolate e banana

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • ½ xícara (chá) de óleo
  • 2 ovos
  • 1 xícara (chá) de banana amassada
  • ½ xícara (chá) de chocolate em pó
  • 1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • ½ xícara (chá) de nozes picadas

Modo de preparo:

Bata o açúcar, o óleo e os ovos na batedeira até obter um creme de cor esbranquiçada. Adicione a banana, misture bem e reserve.

Em um outro recipiente, misture o chocolate em pó, a farinha de trigo, o fermento e o bicarbonato de sódio. Adicione as nozes e o creme de banana que estava reservado e misture até ficar homogêneo.

Coloque a massa em forminhas untadas com manteiga e polvilhadas com farinha de trigo e leve ao forno médio (200 °C), preaquecido, por cerca de 20 minutos ou até que os muffins estejam assados.

Sugestão de lanches para cada dia da semana:

Segunda-feira: 1 muffin de banana com chocolate e 250 ml de suco de morango natural;

Terça-feira: 1 sanduíche de peito de peru, 1 banana e 1 iogurte líquido;

Quarta-feira: 250 ml de suco de laranja com manga, 1 pão de queijo de frigideira e uvas;

Quinta-feira: 1 pão com geleia orgânica, 1 tangerina e 250 ml de suco de uva integral;

Sexta-feira: 1 fatia de bolo de laranja caseiro, 1 garrafinha de leite fermentado e cenourinhas.

Quando o assunto é o lanche da semana, além da lancheira ideal, é importante também ter à mão potinhos e squeezes de boa qualidade que irão acondicionar todos os itens, caso contrário a bebida pode vazar e os produtos perecíveis podem estragar e acabar fazendo mal para os pequenos.

É por isso que o MiniPreço oferece todos os artigos de ótima qualidade, para que as crianças possam levar os seus lanchinhos preferidos para a escola sem qualquer risco.


Quer ficar por dentro de todas as novidades do MiniPreço?

Acesse nossas redes sociais: