Como preservar o material escolar para durar mais tempo

Publicado por: Creative Hut | 07 de fevereiro de 2020

Para as crianças, utilizar os materiais escolares novos e reencontrar os coleguinhas depois de várias semanas de férias, é motivo de festa. Já para os pais, o início de um novo ano letivo não é tão empolgante assim, afinal, ele costuma significar muitos gastos.

Às vezes, não tem jeito: para dar conta de tudo é preciso parcelar. E é aí que vem o maior problema. Muitas vezes os materiais começam a estragar antes mesmo de todas as contas serem pagas.

Isso já aconteceu na sua casa? Então, esse ano será diferente, pois nós separamos algumas dicas que vão ajudar você e os seus filhos a manterem os materiais com cara de novos por mais tempo.

Quer saber como? Confira a seguir!

Encape os livros e cadernos

Essa é uma tarefa chata e que leva tempo, mas que vale muito a pena. Por um custo baixo, você consegue comprar o plástico e a fita adesiva que irão fazer com que os livros e cadernos dos pequenos durem o ano todo e não amassem e sujem com tanta facilidade.

Utilize etiquetas

Não tem muito como evitar, as crianças (principalmente as menores) são avoadas e podem acabar perdendo ou esquecendo os seus materiais – o que pode fazer com que você tenha vários gastos extras ao longo do ano. Para evitar esse tipo de problema, etiquete todos os itens do material escolar, incluindo até cada um dos lápis de cor.

Lembre-se que essa dica vale também para os itens do uniforme! Quanto mais precavido você for, menos vai doer no seu bolso mais para frente.

Cuidado com coisas que podem vazar

Basta uma garrafinha aberta e pronto: um grande estrago pode ser feito. Por isso, na hora de preparar o lanche das crianças, tenha atenção redobrada com os líquidos. O ideal também é que a lancheira possua boas travas ou uma forma segura de fechar, principalmente se ela for transportada dentro da mochila.

Não se esqueça que outros itens, como cola e tintas, também podem trazer riscos aos demais materiais. Por isso, tente guardá-las separadas, principalmente de livros e cadernos e, de preferência, coloque-as dentro de um saquinho plástico.

Incentive o seu filho a ser cuidadoso e organizado

Quanto mais cuidadoso o seu filho for com os materiais escolares, maiores são as chances de eles durarem por mais tempo. Algumas dicas importantes são orientar a criança a utilizar sempre lápis ao invés de caneta e aproveitar a frente e o verso da folha do caderno.

Tudo que tem tampa, como canetas, canetinhas, cola e tintas, devem ser guardado sempre tampado. Aliás, guardar corretamente é outro passo importante: oriente os pequenos a manterem a mochila organizada e a guardarem os cadernos, livros e agenda sempre fechados.

Os lápis devem ser apontados somente quando necessário e os itens que ficam no estojo devem sempre ser guardados depois que forem utilizados.

Converse com o seu filho

Quanto mais for claro para a criança a importância de cuidar das suas coisas, mais responsabilidade ela terá com os seus pertences. Por isso, conversar com os pequenos é sempre importante. Se eles já forem maiorzinhos, uma boa ideia é dar uma introdução sobre educação financeira, mesmo porque essa é uma informação que só irá trazer benefícios para os mais diversos âmbitos da vida da criança.


Prolongar a vida útil dos materiais escolares pode ser mais fácil do que você imagina. Agora só depende de você e dos seus filhos colocarem a mão na massa.

Ainda não tem todos os materiais para o ano letivo 2020? Vem para o MiniPreço e aproveite as ofertas do encarte!