Ter uma casa significa estar sempre preparado para realizar pequenos reparos. Afinal, é sempre assim: em um dia, o chuveiro queima, no outro, um parafuso solta e em um terceiro, você resolve pendurar um novo quadro na parede.
Realizar essas atividades não é tão complicado assim, mas, isso, se você tem à mão todas as ferramentas que precisa. Caso contrário, só a busca pelo martelo e pela chave de fenda pode gerar um estresse e levar um tempão.
É por isso que saber a forma certa de organizar as ferramentas é tão importante: assim, quando precisar de alguma delas saberá como e onde procurá-las.
Confira, a seguir, algumas dicas de organização:
1 – Separe por categorias
Se você separar as ferramentas por categoria, saberá exatamente onde cada uma delas estará. O primeiro passo é reunir todos os itens que você tem em casa, depois, começar a separação. Reúna todos os martelos, todas as chaves de fenda, todos os itens da furadeira e assim por diante.
2 – Use etiquetas
Alguns objetos menores, como pregos e parafusos serão mais fáceis de serem encontrados se forem guardados em potes. Para facilitar ainda mais, depois de fazer a separação e armazenagem, utilize etiquetas para diferenciar um recipiente do outro.
3 – Reserve um espaço para guardar as ferramentas
Uma vez que todas as ferramentas forem separadas por categoria, você terá noção de quanto espaço precisará para mantê-las organizadas. A primeira coisa que você precisa pensar é o espaço que dispõe na sua casa e de que forma será mais prática guardá-las.
Se o espaço é reduzido, uma caixa ou uma mochila é uma ótima opção. Depois, só não esqueça de deixá-las em um local prático para quando surgir uma emergência.
Já se você tem mais espaço na sua casa, você pode criar tanto um painel de madeira, quanto um quadro metálico para deixar todas as ferramentas à vista e facilitar ainda mais na hora de utilizá-las.
4 – Seja sempre organizado
Depois que você organizar as suas ferramentas, será muito mais fácil localizá-las e utilizá-las, porém, essa praticidade terá pouco tempo de duração se você não for comprometido com a organização. Então, sempre que usar uma ferramenta, guarde-a de novo no mesmo lugar.
Usou os pregos e parafusos que estavam nos potinhos? Devolva os que sobraram ao lugar correto, para não misturar.
5 – Faça uma checagem geral
Se manter a organização não for o seu forte, de tempos em tempos, refaça todos os passos listados acima e aproveite também para conferir qual a situação das suas ferramentas. Se alguma já estiver enferrujada ou torta, é hora de adquirir uma nova.
Quando for se desfazer, avalie se o item antigo ainda pode ser utilizado por alguém que precisa ou se é hora de realmente ir para o lixo. Já na hora de comprar uma ferramenta nova, confira as novidades do mercado. Sempre tem alguma opção mais moderna, que pode trazer ainda mais facilidade para o seu dia a dia.