Últimas semanas de férias das crianças e você não sabe mais o que fazer para mantê-las ocupadas? Que tal apostar em brincadeiras com reciclagem? Assim, além de brincar, elas também podem criar e personalizar os seus próprios brinquedos e ainda aprender uma lição muito valiosa: a importância de reciclar os materiais e cuidar do meio ambiente.
Gostou da ideia? Então, confira algumas sugestões para você e as crianças colocaram as mãos na massa e garantir a diversão neste restinho de férias.
Boliche
Com areia e nove garrafas pet você pode ajudar as crianças a criarem um divertido jogo de boliche. O ideal é utilizar garrafas de 600 ml e colocar somente um pouco de areia em cada uma delas. Lembre-se que se tiver pouca areia, uma vai derrubar a outra com muita facilidade e, por outro lado, se elas estiverem muito cheias, talvez não caiam com o impacto da bolinha.
Uma ideia legal para deixar os preparativos da brincadeira mais divertidos é personalizar as garrafas. Uma opção, é completar o restante do espaço com tiras de papel crepom de diferentes cores para deixá-las coloridas, a outra, é liberar tinta guache e cola colorida para as crianças fazerem a arte que quiserem nas pets – com certeza elas vão adorar e se divertir antes mesmo da brincadeira realmente começar.
Para dar início ao jogo, você pode tanto utilizar uma bola que as crianças tenham em casa, quanto levar a ideia de reciclagem ainda além, para ajudá-las a criar a sua própria bolinha, utilizando jornal e fita adesiva. Basta amassar algumas folhas e usar a fita para dar forma e firmeza ao novo brinquedo.
Com todos esses passos concluídos, é só posicionar as garrafas em uma forma triangular e ver quem derruba mais pinos, utilizando a bolinha, de uma só vez!
Separação de lixo
Que tal uma brincadeira que diverte, ensina a importância de reciclar e também a diferença entre os materiais, tudo isso de uma vez só? Com essa brincadeira isso é possível.
Para prepará-la é preciso ter 5 caixas (quanto maiores, melhor), papéis de embrulho ou tintas das cores azul, amarela, verde, vermelha e preta; e quantos materiais for possível coletar de papel, plástico, vidro, metal e madeira.
O primeiro passo é encapar ou pintar cada caixa de uma cor e escrever em cada uma delas, o tipo de material que ela deve abrigar, conforme as cores utilizadas para a separação de lixo reciclável:
Azul: papel
Verde: vidro
Amarelo: metal
Vermelho: plástico
Preto: madeira
Com as caixas prontas, é hora de começar a brincar e separar o lixo. O intuito da brincadeira é fazer uma competição para ver quem consegue colocar o maior número de objetos dentro da caixa correspondente ao seu material em um minuto.
Para a brincadeira ficar mais divertida, é necessário ter ao menos mais de uma criança e a maior quantidade de objetos possíveis. Capriche na criatividade, nos produtos recicláveis e lembre-se que vale tudo: tampinhas, garrafas, rolo de papel higiênico, caixas, revistas, potes de conserva, latinha de refri, entre outros.
Jogo da memória
Seus filhos amam iogurte? Então, aproveite que na sua casa tem bastante destes potinhos para criar um divertido jogo da memória.
Para montar a brincadeira é muito fácil, você só precisa imprimir em um papel um par de vários desenhos diferentes e, recortá-los e colá-los na parte de cima do potinho (no lado onde tem o buraco). Depois, é só colocar todas as figuras de cabeça para baixo e liberar a brincadeira.
Quanto mais potinhos e pares de imagens você conseguir juntar, mais desafiador e legal fica o jogo. O melhor dessa brincadeira é que ela pode ajudar também a criança a fixar alguns conteúdos importantes, quando as férias terminarem.
Por exemplo, se os pequenos vão começar a ser alfabetizados agora, ao invés de imprimir imagens iguais, você pode imprimir uma figura e o nome do desenho ou a letra que ele começa. Ou seja, você imprime um avião para colar em um potinho e, no outro, você coloca um papel escrito “avião” ou somente a letra “A”. Assim, enquanto estiver brincado, a criança passará a ter também mais familiaridade com o alfabeto!
E, então, curtiu as ideias? Não deixe de passar no MiniPreço para comprar cola, tintas e outros itens para dar vida aos projetos que você irá criar junto com as crianças.
Não deixe de conferir também as ofertas de material escolar em nosso encarte!
Esperamos por vocês!