3 dicas para o enriquecimento ambiental do seu pet

Publicado por: Creative Hut | 23 de junho de 2020

Você já ouviu falar sobre enriquecimento ambiental e sabe como ele pode fazer toda a diferença para a saúde e bem-estar do seu pet? Se você não sabe ou se sabe, mas precisa de inspirações para manter o seu cãozinho na ativa, este conteúdo é para você.

Antes de começarmos a dar algumas ideias, vamos esclarecer o que é o enriquecimento ambiental e porque ele é tão importante.

Enriquecimento ambiental

O enriquecimento ambiental consiste em criar alguns tipos de atividades, para que o seu pet (principalmente os cães) gaste energia física e mental e possa se reconectar com os seus instintos primitivos.

Hoje, é muito normal que as famílias morem em apartamentos pequenos, trabalhem o dia todo e dediquem pouco tempo de atenção para os seus pets. Toda essa rotina moderna faz com que eles de desconectem das atividades que são essenciais para o seu bem-estar.

Manter-se ativo é importante para o seu cãozinho não desenvolver sérios problemas comportamentais, como ansiedade, apatia, latidos em excesso e comportamentos repetitivos.

E é justamente por isso que o enriquecimento ambiental é tão importante. Afinal, ele mantém os animaizinhos longe do sedentarismo, ao mesmo tempo que os estimulam a farejar, roer, procurar, ou seja, se reconectarem com os seus instintos primitivos. Além, é claro, de deixar seu amigão mais confiante, relaxado e feliz!

Confira algumas ideias de como você pode contribuir com o enriquecimento ambiental do seu pet aí na sua casa.

Ossos e brinquedos de roer

Roer e mastigar são atividades que praticamente todos os cachorros adoram fazer. Com certeza você já viu diversos brinquedinhos voltados para esta finalidade. Então, que tal ter alguns em mãos para estimular e distrair o seu amiguinho? Ossinhos e cordas são ótimos para isso.

Petiscos

Todo animal de estimação adora petiscos. Por que, então, não utilizá-los a favor da saúde do seu pet? Uma dica legal é escondê-los em diferentes pontos da casa e fazer com que o seu amiguinho fareje e encontre os esconderijos sozinho. Quanto mais difícil for, mais estimulante e proveitoso será para o seu cãozinho. Caso você não tenha petiscos em casa, você pode utilizar alguns grãozinhos de ração. O resultado será o mesmo!

Outra boa ideia são os brinquedos interativos, que permitem que você coloque petiscos e ração em seu interior. A liberação dos alimentos para os pets acontece aos poucos, conforme a movimentação do brinquedo. Além de ser superestimulante, os cãezinhos têm atividade garantida por muitas e muitas horas.

Circuito e passeios

Se você tem espaço dentro da sua casa, crie um circuito para o seu cachorro percorrer. Você pode utilizar objetos do dia a dia para criar os obstáculos, como cadeiras, cabos de vassoura, entre outros. Quanto mais desafiador for o circuito, mais estimulante e divertido será para o seu amiguinho!

Se você não tem espaço em casa, valorize ainda mais os momentos de passeio com o seu pet. Muito mais que um momento para o seu animal de estimação fazer suas necessidades, o passeio permite que o cãozinho utilize o faro, gaste energia, tenha contato com outras pessoas e cães, além de estar exposto a novas sensações, cheiros e barulhos.

Se possível, varie o tipo de solo para as patinhas do seu amigão terem contato com texturas diferentes, pois isso é importante para o seu tato. Além disso, sempre que tiver um tempinho livre, leve seu amiguinho em um parque onde ele possa correr livremente e brincar com outros cachorros.


Todas essas experiências vão fazer muito bem para o desenvolvimento e bem-estar do seu cãozinho. Então, capriche na criatividade e dê uma passadinha no MiniPreço para comprar brinquedinhos novos que irão contribuir com o enriquecimento ambiental do seu melhor amigo!