Não importa o quanto adiamos, algumas vezes, encarar a organização da casa é essencial, seja para dar espaço para coisas novas, seja para separar aquilo que importa do que não tem mais utilidade, seja simplesmente para realmente colocar tudo em ordem.
Essa parece uma tarefa simples, mas sabemos que sem um plano e não escapar de algumas armadilhas, ela pode virar um caos e pode acabar desanimando e adiando ainda mais essa missão.
Então, vamos iniciar a organização? Separamos alguns hábitos que não ajudam a otimizar o tempo e aproveitar espaços que você tem em casa:
Pular etapas
Caixas organizadoras, nichos e colmeias para roupas íntimas não são incríveis? São!
Mas antes de adquirir esses itens é necessário saber exatamente o que você vai precisar, pois você pode acabar comprando muito mais ou muito menos do que vai utilizar.
Comprar antes de se planejar também pode fazer com que você adquira organizadores de tamanhos errados e se o objetivo é organizar, otimizar os espaços é essencial.
Então nossa sugestão é: antes de arrumar, bagunce! Faça uma boa análise do que você precisa guardar e qual espaço dispõe para isso. Aproveite esse momento para também já definir o que vai para o lixo e o que poderá ser doado. Após isso vem a melhor hora, compras!
Acumular
Sabemos que é difícil, mas não adianta se enganar, se você não usou aquela peça de roupa no último ano, as chances de usá-la no próximo são muito pequenas. Por que, então, não doá-la para alguém que precisa e realmente vai utilizá-la? Desapegar é uma ótima forma de manter a casa mais organizada, de uma forma geral.
Não ter critérios
Sem critérios há uma grande chance de a bagunça estar de volta em uma semana, por isso tente separar os objetos por categorias, por exemplo, no guarda-roupas, todas as calças podem estar no mesmo lugar, assim como todos os vestidos longos, vestidos curtos, camisas… Na cozinha, dá para seguir a mesma lógica: manter todos os copos juntos em uma prateleira, os pratos em outra, e assim por diante.
Seguindo esse hábito você sempre vai saber exatamente onde procurar o que precisa, sem precisar bagunçar outra vez. Para facilitar ainda mais, você pode fazer a separação por cores (no caso das roupas).
Ignorar a praticidade
Falamos sobre criar um hábito, reunir os objetos e peças similares, mas não esqueça de pensar em um ponto muito importante: a praticidade. Se o que você mais usa não estiver à mão, manter a organização será mais difícil. Então, que tal deixar no fundo das prateleiras os itens que você quase não usa e, na frente, aquilo que é essencial no seu dia a dia. Você vai ver como fará toda a diferença!
Depois que você organizar as suas ferramentas, por exemplo, será muito mais fácil localizá-las e utilizá-las, porém, essa praticidade irá durar mais tempo se você se comprometer a guardar de novo no mesmo lugar.
Esconder a bagunça
Quase toda casa tem aquele quartinho da bagunça né? A sua é assim? Então, aproveite o momento da organização para encarar este cômodo também. Sabemos que é difícil, mas afinal, não podemos arrumar o restante da casa, jogar tudo ali dentro, transferir a bagunça de lugar e fechar a porta. O melhor é aceitar o desafio de uma vez por todas e evitar que a desarrumação vire uma bola de neve.
Sabendo o que é melhor, o que realmente ajuda e o que só atrapalha, fica muito mais fácil não só organizar a casa, mas também manter a bagunça longe por mais tempo.
Aproveite, então, as dicas que você acabou de conferir e garanta todos os itens que vão ajudá-lo na missão “casa organizada” pelo nosso televendas: